Apresentação Almada/Seixal
Noite mágica de música e poesia de José Afonso pelo Núcleo Almada/Seixal da AJA
Aconteceu na noite de sábado, 11 de Abril, a partir das 21h30, no Auditório do Edifício do Poder Local, Feijó. Uma sessão que os organizadores previam ser de apresentação à população de Almada do recentemente criado núcleo interconcelhio seguido de apontamentos musicais, deu origem a uma noite com momentos únicos, numa sala apinhada – duplicou a lotação dos iniciais 90 lugares sentados – onde o público não arredou pé. Terminou à 1 hora do dia seguinte.
Um público muito especial saboreou cada momento com muita emoção aplaudindo calorosamente as intervenções iniciais de: Eduardo M. Raposo, que referiu a Vida e Obra genial de José Afonso; de Vítor Sarmento, que falou da Associação José Afonso (AJA) e do recente Núcleo Almada/Seixal, do Presidente da Freguesia Feijó e Laranjeiro, Luís Palma, que acolheu a sessão e referiu disponibilidade para futuras colaborações e de Francisco Fanhais, Presidente da AJA, que partilhou momentos emocionantes e uma mensagem escrita pela Zeca, já doente, que ele Fanhais, levou para uma homenagem.
Seguiu-se a intervenção inicial como Fanhais acompanhado por Rui Pato vindo de Coimbra – músico que acompanhou, gravou e fez arranjou para os discos do Zeca entre 1962 e 1969.
Depois deste momento sublime, outros se lhe seguiram, onde a poesia e a música de José Afonso foi dita, cantada, exultada por: Afonso Dias, Alexandre Castanheira, Ana Neto, Sandra Costa, Vítor Paulo, Vítor Sarmento e Francisco Naia, acompanhado por José Carita e Ricardo Fonseca, que fez a intervenção final. O virtuoso da guitarra clássica Silvestre Fonseca, protagonizou um apontamento sublime e um momento muito emotivo, entregando o seu último disco, dedicado a Rui Pato.
Esta noite mágica de afirmação dos valores éticos e artísticos do génio da Canção Popular Portuguesa, com a afirmação do 25 de Abril, terminou com os elementos do núcleo, interpretes, músicos, diseurs, autarca no palco, com o público, todos de pé entoando “Traz outro amigo também” e “Grândola, Vila Morena”.
O Núcleo Almada/Seixal da Associação José Afonso