Rua Detrás da Guarda, 28, Setúbal

associacaojoseafonso@gmail.com

Cesto

Nenhum produto no carrinho.

Quem foi José Afonso?

José Afonso foi músico, compositor, poeta e professor. A sua obra reflete um lirismo consciente e popular e a sua vida é marcada por uma atitude crítica e atenta ao mundo como espelha a sua poesia e música. Cidadão ativo, convicto e comprometido com ideais da liberdade e igualdade entre todos os humanos, bateu-se pela emancipação dos oprimidos, por um mundo justo, tanto enquanto docente, como enquanto artista. 
Do fado coimbrão passou a uma nova forma de tocar e cantar a que se convencionou chamar a "balada", com «Menino de Ouro», em 1962, e daí à canção de intervenção política, de que são exemplo «Menino do Bairro Negro» e «Os Vampiros», em 1963. Superando fronteiras temáticas e musicais manteve-se sempre como cantor-compositor de grande criatividade e de profunda sensibilidade, divulgando a canção popular com novas interpretações, compondo com a mesma qualidade e mestria, ora canções de um lirismo tocante ora abordando temas de manifesto empenhamento político, expressão da sua solidariedade para com a causa dos explorados e oprimidos. 

O que é a Associação José Afonso?

A Associação José Afonso é uma associação cultural e cívica, não confessional, formada em torno da memória e do exemplo de José Afonso, evocado no dia da apresentação pública ocorrida em 18 de Novembro de 1987, enquanto artista-militante, expoente de cultura aberta e universalizante, combatente de todas as causas verdadeiramente solidárias, como Homem, enfim. Saiba mais aqui.

Tenho material que gostaria de oferecer ao Centro de Documentação da Associação. Como fazê-lo?

Agradecemos todas as doações. Podemos deslocar-nos ou receber o material por e-mail ou presencialmente na sede nacional em Setúbal.
Podemos guardar material só para arquivo, fazer cópias/digitalizações, ou com autorização dos proprietários, tornar o material disponível ao público. 

Como proceder para aceder aos arquivos do Centro de Documentação?

A Associação José Afonso conserva e tem organizado um acervo relacionado com a obra e vida de José Afonso, mas também das áreas culturais em que o mesmo se envolveu, assim como da época histórica e política em que Zeca viveu. O arquivo está aberto ao público. Para sua consulta basta contactar-nos a solicitar uma visita.

Como solicitar a instalação de uma exposição sobre a vida e a obra de José Afonso?

A Associação José Afonso tem exposições que contextualizam a obra e vida de José Afonso. Todas as exposições referidas na nossa página podem ser requeridas para instalação por parte de entidades públicas ou privadas (culturais, desportivas, estudantis, câmaras municipais, juntas de freguesia, por exemplo) através dos meios de contacto da associação, nomeadamente site, email, redes sociais, telefone e correio postal. As mesmas devem ser levantadas e entregues na sede nacional da AJA em Setúbal.

Gostaria de usar uma foto de José Afonso. Quem devo contactar?

Através do Centro de Documentação José Afonso, a AJA disponibiliza fotos que nos foram cedidas por familiares e amigos. Temos também fotografias que carecem de autorização dos seus autores.

Onde posso encontrar os discos de José Afonso?

A AJA vende os discos recentemente editados na sua sede nacional em Setúbal e também enviamos por encomenda.
Contacte-nos através do email ajacomprar@gmail.com

Gostaria de gravar uma música de José Afonso. Como devo proceder?

A Associação José Afonso não detém quaisquer direitos sobre a obra de José Afonso, pelo que qualquer autorização passa obrigatoriamente pelo contacto com os herdeiros através da Sociedade Portuguesa de Autores.