Homenagem a Carlos Paredes
TERTÚLIAS ITINERANTES – FELGUEIRAS
“Sangue, suor e lágrimas” na homenagem a Carlos Paredes
Centenas de pessoas encheram por completo a igreja de Airães, na tarde do passado domingo, para receberem a guitarrista Luísa Amaro na tertúlia-concerto de homenagem a Carlos Paredes, realizada pelas Tertúlias Itinerantes. A iniciativa contou com a parceria da Junta de Freguesia local, da Rota do Românico e da Associação José Afonso.
Luísa Amaro, que foi companheira de Carlos Paredes, e os, também, jovens guitarristas Henrique Fraga e Marco Matos tocaram e encantaram os presentes. Octávio Fonseca, crítico musical, falou da obra do homenageado.
Mas este evento (sem dúvida, de rara beleza) ganhou ainda maior encanto quando professores e alunos das escolas do concelho, uma da escola de Recarei (Paredes) e do Colégio Júlio Dinis (Porto) foram oferecer a Luísa Amaro os trabalhos de artes plásticas e escrita criativa que trabalharam nas aulas em apenas duas semanas. Luísa Amaro emocionou-se, em lágrimas, com o gesto da comunidade escolar. Também, alguns dos consagrados artistas plásticos participantes nesta homenagem acabaram por lhe oferecer as suas obras.
“Estou surpreendida e comovida com esta iniciativa, recheada de afectos, de emoção, de muito calor humano. Uma iniciativa destas só se torna possível com este trabalho de base, feito com sangue, suor e lágrimas”.
José Carlos Pereira, da organização, referiu: “Este é um tempo de resistência, em que não queremos doutrinar ninguém, mas vamos contra a linha dominante deste país, que é a cultura da Casa dos Segredos”
Mais fotografias na página do Facebook