Camilo
Morreu Camilo Mortágua, sócio-fundador da Associação José Afonso, companheiro do Zeca em muitos momentos, primeiro impulsionador da Era Nova, antifascista, activista militante, combatente da liberdade.
As suas acções no combate ao fascismo, imposto por Salazar e Caetano, nesse annus horribilis: a operação Vagô, o desvio do paquete Santa Maria, e mais tarde o assalto ao banco da Figueira da Foz, são marcos indeléveis da nossa história contemporânea e significaram fortes golpes na ditadura que oprimia Portugal.
Já depois do 25 de Abril continuou a sua luta apoiando incondicionalmente os trabalhadores expropriados e explorados participando activamente na ocupação da herdade Torre Bela e na organização de cooperativas. Mesmo com as mudanças sociais operadas com o 25 de Novembro continuou envolvido em causas de pendor social, tendo sido cooperante em Moçambique onde orientou e desenvolveu trabalho em cooperativas agrícolas. Regressado a Portugal manteve uma actividade permanente e activa, até há pouco tempo, em movimentos de forte intervenção no mundo rural, com entidades de desenvolvimento local e regional organizando e participando em acções de intervenção social, baseadas na liberdade e na emancipação do povo e tantas outras lutas de grande importância na defesa da democracia.
Era um amigo, homem insubmisso, criativo, corajoso, tornando-se uma referência de entrega total ao objectivo único de contribuir para transformar o mundo, tornando-o melhor. Tinha um sonho de futuro que nunca esmoreceu e fez de si um andarilho, um autêntico guerreiro, uma referência para todos os que prezam a liberdade e o pensamento crítico, a grande inspiração do último reduto da sua vida militante, pela criação, juntamente com outros companheiros, de um Fórum de encontro e debate, sob esta égide.
Foi agora Camilo continuar as suas “Andanças para a liberdade” total e discutir se “Tem Coisas, ti Manel tem coisas” é fácil de entender. O seu nome e o seu exemplo ficarão inscritos na memória dos tempos.
À família a Associação José Afonso endereça as suas sentidas condolências.
©Foto: D.R.