Tertúlia com Afonso Dias
Para assinalar os 40 Anos da Constituição da República Portuguesa, que se celebra este ano, o Núcleo da Associação José Afonso Região de Aveiro tem o prazer de ter em Aveiro, Afonso Dias para uma Tertúlia, onde partilhará o seu testemunho como deputado e signatário da Constituição Portuguesa (1976), além de nos encantar com a sua voz e guitarra.
A partir deste mote, convidamos todos/as a juntarem-se a nós no dia 03 de Dezembro, no Auditório da Associação Cultural Mercado Negro, às 16 horas.
Entrada Livre.
Afonso Dias é cantor, compositor e letrista de canções, poeta intermitente, ator e encenador de teatro, “dezedor” de Poesia.
Militou contra a Ditadura, e cantou nos anos 60 e 70 em inúmeras sessões a solo ou ao lado de Zeca Afonso, Francisco Fanhais, Samuel, Pedro Lobo Antunes, Pedro Barroso e muitos outros.
Conjuntamente com Fausto, José Mário Branco e Tino Flores, foi, em 1974, um dos fundadores do GAC – Grupo de Acção Cultural no qual participou na produção e na gravação de 3 LP’s e 8 EP’s, e em centenas de espectáculos entre 1974 e 1978;
Em 1979 gravou o seu primeiro álbum a solo – O que vala e pena – com músicas de sua autoria e poemas seus e de Hélia Correia e José Fanha.
Foi deputado à Assembleia Constituinte em 1975/76 e é um dos signatários da Constituição da República que votou favoravelmente a 2 de Abril de 1976;
Em 14 de Abril de 2016 foi-lhe conferido o título de Deputado Honorário pela Assembleia da República.
Há cerca de 50 anos que canta e diz poesia, no país e pela Europa – Alemanha, Holanda e França…
Além de todo o seu percurso artístico, é de assinalar o seu trabalho com o público mais jovem durante os anos de 2015 e 2016, em que tem participado em pelo menos 140 sessões nas Escolas de Loulé com os projetos “Poesia e Cidadania” e “Constituição 1976 – a Liberdade na Lei”, para cerca de 10 000 alunos.
É membro do Conselho Consultivo da AJA – Associação José Afonso.
Contamos com a vossa presença!
Um bem (h)AJA!
O Núcleo da AJA Região de Aveiro