Mensagem Presidente Machico
Partilhamos a mensagem remetida pelo Sr Presidente da Câmara Municipal de Machico, na Madeira, a propósito do 34º aniversário sobre o falecimento de José Afonso.
Ilustres Membros da Associação José Afonso
Decorridos 34 anos do desaparecimento de José Afonso, Machico não esquece a passagem deste vulto da nossa cultura e da luta contra a ditadura pela nossa cidade, então vila, no ano de 1976, acompanhando Otelo Saraiva de Carvalho durante a campanha eleitoral para a primeira eleição presidencial. Daquele dia ficará para sempre registado, nos anais desta cidade e na memória do povo, um momento ímpar quando Zeca Afonso subiu à estátua de Tristão Vaz(Fundador da Capitania de Machico, a primeira dos descobrimentos) e à capela cantou a Grândola Vila Morena para a multidão que não arredou pé, apesar da electricidade ter sido desligada a mando das autoridades da época, em sinal de boicote ao candidato capitão de Abril. Zeca Afonso protagonizou aquele momento arrepiante e inesquecível, em nome da liberdade, da fraternidade e da tolerância.
Fica esta singela homenagem de gratidão e justo reconhecimento pela vida e obra daquele que foi um dos principais arautos da canção popular e da liberdade em Portugal.
Bem hajam, pela tarefa de preservar o património intemporal e a memória de José Afonso.
Machico, 23 de fevereiro de 2021
O Presidente da Câmara
(Ricardo Franco)
1919
5 partilhas
Gosto
Comentar
Partilhar