Foi assim em Aveiro
No passado dia 15 de Abril, o Núcleo da Associação José Afonso – Região de Aveiro, promoveu a realização de um colóquio evocativo dos 50 anos do III Congresso da Oposição Democrática em Aveiro, no contexto da celebração do seu 12º Aniversário e das comemorações dos 49 anos do 25 de Abril, com a participação de António Neto Brandão, advogado, democrata e membro da Comissão Organizadora do Congresso; e de Joaquim Correia, professor e humanista convicto.
A sessão abriu com a exibição do documentário “Um Lugar da História”, do Arquivo RTP, que versou a realização dos Congressos que aconteceram em Aveiro. Foram, nomeadamente, referidos os membros da Comissão Organizadora do Congresso, antifascistas que se recusaram a viver no país e no tempo cinzento imposto pelo regime, e pugnaram pela construção do caminho que levou ao 25 de Abril. Foram eles Álvaro de Seiça Neves; António Regala; Carlos Candal; Flávio Sardo; João Sarabando; Joaquim da Silveira; Manuel de Andrade; Mário Bastos Rodrigues, todos já falecidos, e, António Neto Brandão, este, felizmente, vivo, e presente e solidário neste encontro.
Os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Aveiro, pela disponibilização do auditório do edifício Atlas Aveiro; ao Dr. António Neto Brandão, ao Dr. Joaquim Correia, e a todos os que quiseram estar presentes no evento.
O Núcleo da Associação José Afonso da Região de Aveiro.