Conversas com… Camilo Mortágua
O Núcleo da Associação José Afonso Região de Aveiro, ontem lembrou numa singela homenagem, o companheiro galego Agustin , mais conhecido por Xa Bou, que nos deixou recentemente.
A Galeria Biscoito encheu para assistir ao documentário de Sérgio Tréfaut “Outro País” e a partir deste, num ambiente informal, comentar e conversar com Camilo Mortágua e Jaime Machado.
Camilo Mortágua, na nossa opinião, dispensa apresentações…
Jaime Machado, aveirense, médico veterinário reformado, afirma que “fui uma peça menor” em todo o processo que constituiu a Reforma Agrária no período após 25 de Abril de 1974. Na época, funcionário da Secretaria de Estado da Agricultura e no 25 de Abril encontrava-se em França.
Conversou-se sobre as sensibilidades que o filme provocou em alguns/algumas das pessoas presentes, que o desejaram manifestar… da letra da música de José Mário Branco, “Eu vim de longe, eu vou para longe”, que manifesta a desilusão de um sonho… “Foi um sonho lindo, que acabou…”, e do envolvimento que Camilo Mortágua e Jaime Machado tiveram no processo da Reforma Agrária.
Mais um fim de tarde que nos enriqueceu a todos/as.
Os nossos agradecimentos ao Biscoito e à cafetaria Zeca por nos receberem.
Também os nossos agradecimentos ao João Nuno, pela foto cedida, e ao companheiro Marcos Lança, do Morgan&Jacob´s Guesthouse, o seu apoio.
Os habituais agradecimentos aos companheiros de longa data, que nos apoiam em todas as iniciativas.
O Núcleo da Associação José Afonso Região de Aveiro