Celebrar Abril em Aveiro
Amigo/a,
Há 40 anos virou-se uma página importantíssima da nossa história contemporânea, deixando para trás um regime fascista que nos aprisionou durante décadas.
O 25 de Abril foi um imenso acender de esperanças e um desejo de mudança de grande parte da sociedade portuguesa. O povo saiu para a rua, juntando-se aos Capitães de Abril, para tomar as suas vidas e “mudar de rumo”.
“A canção Grândola, Vila Morena foi, há quarenta anos, senha de um golpe militar que logo se tornou revolução e perdurou, reflexo de múltiplas esperanças e vontades colectivas. E foi presença calorosa da resistência quando os cravos começaram a murchar”.
Hoje, passados quarenta anos, voltar à rua, tomar de novo as nossas vidas, o nosso presente e futuro… é uma urgência e obrigação, perante o retrocesso civilizacional que estamos a enfrentar.
As canções de José Afonso, como as dos seus companheiros, demonstram-se demasiado actuais, “cruzando e unindo gerações, armas de combate também nas vozes que se erguem e que irrompem reclamando justiça social, vida digna, liberdade… um futuro de igualdade e de paz”.
Amiga/o, no dia 24 de Abril de 2014, às 22 horas, na Galeria Biscoito, vamos cantar a Revolução com o Coro Voz Nua e Rui Oliveira, de onde seguimos para a rua e às 00horas e 20 minutos do dia 25 de Abril, cantaremos a uma só voz Grândola, Vila Morena.
Junta-te a nós e vem celebrar os 40 anos do 25 de Abril!
O Núcleo da Associação José Afonso Região de Aveiro