Apresentação do livro ‘Exílios’
O Núcleo da Associação José Afonso Região de Aveiro tem o prazer de promover a apresentação do livro “Exílios”, no próximo sábado, dia 14 de Maio, às 17 horas, na União de Freguesias Vera Cruz e Glória, Pólo Vera Cruz, Largo Capitão Maia Magalhães (junto aos Bombeiros Novos) em Aveiro.
Teremos a honra de ter connosco a Professora Dra Heloísa Paulo, investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX – Universidade de Coimbra e Fernando Cardoso, Presidente da Associação de Exilados Políticos Portugueses – AEP61-74.
“(…) São vinte e dois autores que falam de exílios, clandestinidades, nomes de guerra, disfarces, incomunicabilidades, pensamentos estanques, vidas duplas e triplas, histórias de vida. O indizível, expõe-se.Foram anos difíceis, os do exílio. As histórias que se seguem, dão conta disso. Sem alardes heróicos, sem falsas modéstias. Histórias nuas e cruas de uma geração que não pactuou com o regime fascista nem com a guerra colonial. Quem escreveu este livro, são homens e mulheres que participaram de forma activa neste universo, actuando nos territórios de exílio em coerência com a sua opção de recusar umas forças armadas, envolvidas na guerra colonial e, simultaneamente, junto das comunidades emigradas na Europa, denunciando a carácter fascista e colonialista do governo português. As mulheres têm aqui um lugar especial. Não sendo naturalmente “desertoras” do exército, pautaram a sua condição de exiladas, numa escolha que foi sua, por uma intervenção militante muito próxima dos desertores e refractários. (…) Foi uma geração que saiu, para voltar, com a ideia de poder derrubar um regime podre e repressivo, policial e agressor. Uma geração anti-militarista, nem sempre compreendida pelos militares que fizeram a revolução, para quem a deserção foi um assunto “tabu”. (…) 25 de Abril, sempre!”
Convidamos a todos/as a estarem presentes na apresentação de “Exílios” que nos desperta para um assunto que faz parte da nossa memória colectiva mas que ainda hoje é remetido para o silêncio.
O Núcleo da Associação José Afonso Região de Aveiro