A Luta das Mulheres. Antes e Após o 25 de Abril
Num sábado de Inverno conseguimos ter uma excelente plateia na Sala de Atos Académicos no edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro para ouvir Ana Guerreiro (Técnica da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta), Isabel do Carmo (Médica endocrinologista e co-fundadora das Brigadas Revolucionárias, entre muitas outras coisas) e Paula Viana (pertenceu às Brigadas Revolucionárias e deu o seu testemunho no livro “Mulheres de Armas” de Isabel Lindim).
Foi um debate muito interessante, que se iniciou com a perspectiva histórica da luta das mulheres até à actualidade, pela Ana Guerreiro. Ao que se seguiu uma abordagem pela Isabel do Carmo sobre a vivência da sexualidade das mulheres antes do 25 de Abril e como essa as limitava/e continuou a limitar no exercício da sua cidadania. Paula Viana fez uma breve apresentação do livro de Isabel Lindim “As Mulheres de Armas” e deu o seu testemunho como activista antifascista.
O debate foi bastante participativo pela audiência.
Agradecemos à pessoa do Reitor da Universidade de Aveiro pela sua presença e pelo apoio que nos foi concedido na concretização desta iniciativa. Às intervenientes, a sua disponibilidade em aceitar o nosso convite e pelo facto de os seus contributos terem sido tão enriquecedores.
Agradecemos, também a todos/as os/as que estiveram presentes pela vossa participação no debate.
Como sempre, não nos esquecemos do Alex e do Pedro, obrigado também pelo vosso trabalho.
O Núcleo da AJA Região de Aveiro