Rua Detrás da Guarda, 28, Setúbal

associacaojoseafonso@gmail.com

Cesto

Nenhum produto no carrinho.

Bases programáticas da candidatura

Nos próximos 3 anos, a lista candidata propõe-se continuar a concretizar os objectivos da AJA de acordo com os seus estatutos, nomeadamente a divulgação da obra e exemplo cívico de José Afonso, sendo uma organização sem fins lucrativos, onde se valorizam todas as dimensões da cultura e da cidadania, fundando-se no princípio do activismo e do trabalho colectivo.
Com o programa proposto, pretende-se que a AJA seja cada vez mais um polo dinâmico onde jovens se inspirem para criações próprias, artísticas ou outras, tendo como uma das suas ferramentas centrais um Centro de Documentação, que visa estimular a investigação sobre as múltiplas facetas da vida e obra de José Afonso.

Eixos de actuação

Eixo A: Recolha, produção e valorização de conhecimento sobre a vida e obra de José Afonso .

Estudar e documentar os vários âmbitos da obra musical, poética e discográfica de José Afonso, assim como o seu percurso de vida e os contextos sociais, políticos e culturais onde viveu.

Continuar a reunir, organizar e catalogar um conjunto diversificado de documentação manuscrita, impressa e audiovisual (imprensa, livros, fotografias, gravações áudio e vídeo, cartazes e estudos especializados, entre outros) complementando a documentação já existente no Centro de Documentação José Afonso (CDJA).

Continuar a encetar acções para a reedição da obra discográfica de José Afonso.

Apoiar e divulgar as iniciativas, investigações e publicações dedicadas ao estudo e ao conhecimento da vida e obra de José Afonso incentivando, entre outras acções, a realização de uma biografia actualizada mais aprofundada, que contemple a análise da própria obra.

Reforçar a divulgação da obra de José Afonso junto de gerações mais novas, incluindo escolas, associações de estudantes e outros colectivos formais e informais que envolvam jovens. Consolidar a intervenção da AJA junto das escolas, não só através da resposta a solicitações, mas também através da intervenção junto de educadores e professores e ligando a obra de José Afonso às questões dos direitos humanos e de cidadania

Eixo B: Promoção e divulgação da obra musical de José Afonso junto de diversos públicos.

Prosseguir a divulgação da obra de José Afonso através da organização de concertos e outras iniciativas que permitam a descoberta e fruição da sua música. Entre outras iniciativas, continuar a organizar o concerto anual promovido pela AJA, reforçando a intergeracionalidade dos públicos e artistas e evidenciando o carácter actual e único da obra de José Afonso.

No âmbito dos eventos a organizar pela AJA (incluindo o concerto anual), prevê-se o reforço da componente pedagógica na abordagem de aspectos temáticos, biográficos ou outros, intensificando o recurso aos meios audiovisuais e às tecnologias de informação e comunicação.

Criar um Centro de Recursos Educativos como parte integrante do Centro de Documentação José Afonso, que integrará documentos em difere ntes formatos e suportes, incluindo conteúdos digitais e outros, produzidos no âmbito de projectos da AJA, em parceria com escolas ou outras instituições. 

Divulgar concertos e outras iniciativas com ou sobre a obra e o universo de actividades de José Afonso.

Promover uma maior ligação aos estabelecimentos de ensino de música e outras entidades ligadas à prática musical, incluindo bandas filarmónicas.

Eixo C: Reforço da capacidade institucional da AJA, ligação aos sócios e comunicação externa.

Valorizar a actividade dos núcleos da AJA, continuando a respeitar a sua autonomia de funcionamento. Reforçar o acompanhamento dos núcleos e a sua ligação à Direcção, assim como um maior envolvimento na concretização dos objectivos e no desenvolvimento das actividades da AJA. Apoiar a expansão e consolidação da rede de núcleos.

Melhorar a comunicação interna e externa, garantindo informação regular aos sócios sobre as actividades da AJA. Reforçar a capacidade interna para responder às solicitações dos sócios e para concretizar projectos em diversas áreas, recorrendo às várias competências e responsabilização dos membros dos órgãos sociais e de outros associados.

Melhorar a gestão corrente da AJA, nomeadamente através da criação de um Secretariado ou executivo que trabalhe em estreita articulação com as funcionárias.

Organizar iniciativas públicas que envolvam globalmente as estruturas da AJA, incluindo os núcleos e Conselho Consultivo, induzindo assim a revitalização deste último.

Continuar a assegurar a imprescindível sustentabilidade financeira da Associação, através da realização de eventos, venda de materiais, merchandising, apelo à contribuição via IRS e regularização das quotas dos sócios, entre outras.

Principais instrumentos/projectos âncora para os próximos 3 anos

Centro de Documentação José Afonso (Arquivo documental de acesso universal sobre a vida e obra de José Afonso)

Constituído por diversos fundos documentais, deverá ser reforçado, alimentado e promovido. Este reforço incidirá numa maior sistematização dos processos de organização física e inventariação digital da documentação, esta última com recurso à plataforma online do CDJA. Prevê-se a criação de um manual de procedimentos de arquivação e digitalização a aplicar à medida que a documentação do CDJA é consultada pelos seus utilizadores. Perspectiva-se também a inclusão de novos materiais, resultante do lançamento de apelos aos sócios e não sócios para o envio e/ou digitalização de documentação (em papel, áudio, vídeo, entre outros) relacionada com as múltiplas atividades e o percurso de vida de José Afonso. Para este último aspecto, a utilização dos recursos técnicos do Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa será fundamental, dado o protocolo existente com a instituição. 

Publicações (Edições próprias e em parceria)

Neste âmbito, pretende-se dar continuidade a uma área de edição e distribuição, em todo o país, de edições próprias e em parceria.

Publicação, se possível já em 2021, de uma exaustiva compilação em livro de entrevistas a José Afonso. Esta publicação, coordenada por José Rodrigues (AJA Lisboa) e por Mário Correia (Centro de Música Tradicional Sons da Terra), incluirá mais de cem entrevistas concedidas por José Afonso desde 1962.

Reedição, com o apoio da DGArtes, do livro de partituras de José Afonso “Todas as Canções”, e sua distribuição por todo o país, incluindo através dos núcleos da AJA. Trata-se de um livro com as partituras de todas as canções publicadas por José Afonso, da autoria de Guilhermino Monteiro, José Mário Branco, João Lóio e Octávio Fonseca, que se encontra actualmente esgotado.

Exposições

A AJA tem várias exposições disponíveis, que têm acompanhado o trabalho da associação ao longo do tempo e cuja divulgação se pretende incentivar junto de diversas entidades, preferencialmente complementadas com outro tipo de iniciativas (ex. debates e concertos).

Exposições disponíveis:

Exposição «José Afonso: andarilho, poeta e cantor» sobre a vida de José Afonso, concebida pelo mestre Rogério Ribeiro em 1994 e renovada recentemente graças a financiamento da Assembleia da República.

Exposição «Desta Canção que Apeteço» focada na discografia de José Afonso.

Exposição «José Afonso - Geografias de uma vida» (18 painéis em PVC). Existem quatro exemplares desta exposição, que se encontram à guarda de diversos núcleos da AJA. 

Exposição: «José Afonso e Rui Pato - uma colaboração marcante».

Exposição «Carlos Paredes: O homem e a obra» (21 painéis em kapaline)

Exposição «Alípio de Freitas - muitas vidas numa só» (21 painéis em tela) Exposições realizadas durante o Festival «Cantigas do Maio»:

1º Grupo:
Fotografia TUNA DE CARVALHAIS | fotografia COROS ALENTEJANOS | temática CONSTRUÇÃO DE ADUFES por José Relvas | temática APRENDER FOTOGRAFIA por Marcos Borga | temática MINORIAS ESQUECIDAS PELO MUNDO | Índios Brasil / EUA e Curdistão- Laz | fotografia «CANTIGAS DO MAIO» músicas do mundo

2º Grupo:
Artesanato de barros pintados | «SETE PECADOS E SETE VIRTUDES» por Júlia Ramalho | «GALOS NA ARTE POPULAR» | «Bandas na arte popular portuguesa».

Actividades com crianças e jovens

Todas as iniciativas dinamizadas pela AJA neste âmbito terão como finalidade a divulgação da obra e exemplo cívico de José Afonso e a sua relação com os Direitos Humanos e a Cidadania.

Sacola pedagógica
Conjunto de recursos constituído por ferramentas digitais complementares ao livro de actividades pedagógicas “Escritas do Maio” de Miguel Gouveia, pensadas principalmente para crianças dos 3 aos 11 anos. Trata-se de um projecto sempre em desenvolvimento e que tem evoluído para a apresentação regular de actividades no site da AJA, que deverá ser continuada, integrando novas propostas de actividades. Pretendemos também continuar o processo de venda destas ferramentas junto das autarquias.

Projecto «Canto Moço»
A iniciar em Junho de 2021, permitirá reforçar a presença da AJA nas escolas e outros espaços de jovens. Trata-se de evidenciar a ligação das canções de José Afonso aos Direitos Humanos, nomeadamente através do desenvolvimento de uma aplicação digital e outros recursos para jovens entre os 12 e os 18 anos em contexto escolar ou não formal. Projecto financiado pela Fundação Gulbenkian (Programa Cidadania Ativa) com a duração de 26 meses. 

Outras actividades

Responder a solicitações das escolas e de outras entidades que integram crianças e jovens.

Dinamizar projectos e actividades pontuais (incluindo as que possam funcionar em ligação com o Plano Nacional das Artes) por proposta da AJA junto de escolas em articulação com projectos de docentes, Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Municipais, Serviços Educativos das Câmaras Municipais, entidades promotoras das Atividades de Enriquecimento Curricular ou Atividades de Apoio à Família.

Dar continuidade às interacções já iniciadas com interlocutores do Plano Nacional das Artes, para que a AJA prepare informação/recursos que possam ser disponibilizados no website do PNA e eventualmente realize outras iniciativas (por exemplo a disponibilização dos produtos do projeto “Canto Moço»).

Promover o contacto e colaboração com bandas filarmónicas, escolas de música e outros colectivos de ensino e prática musical, no sentido de divulgar a obra de José Afonso e incentivar uma exploração da sua obra por parte de jovens músicos.

Concertos e outros eventos

Concretizar o concerto de homenagem a José Mário Branco em 2021 (caso as condições o permitam) no Fórum Lisboa, cuja realização estava prevista para 2020, mas foi suspensa devido à pandemia COVID-19.

Dar continuidade à realização do concerto anual organizado pela AJA por ocasião do seu aniversário.

Em articulação com outras instituições (incluindo o Ministério da Cultura), lançar as bases programáticas para as comemorações em torno do centenário do nascimento de José Afonso (2029).

"Website", redes sociais e materiais de comunicação

Website
Meio privilegiado de comunicação com os associados e outros interessados na vida e obra de José Afonso e na AJA. Deverá ser renovado e melhorado, permitindo uma comunicação mais clara e apelativa, em ligação com outros instrumentos de co-municação da AJA.

Redes sociais
Dinamizar as redes sociais enquanto meio complementar de divulga-ção das actividades da AJA. A crescente digitalização dos conteúdos do CDJA poderá ainda alimentar novas publicações, promovendo simultaneamente os recursos da Associação e as múltiplas facetas de José Afonso.

Projectos transversais

Projecto “Geografias de uma vida”
A exposição “José Afonso - Geografias de uma vida” (referida em cima) está integrada num projecto mais abrangente que visa identificar os percursos e locais por onde José Afonso passou. No âmbito deste pro-jecto, foi já editado o livro “Lugares de José Afonso na geografia de Setúbal”, de Albérico Afonso. Pretende-se divulgar e apoiar trabalhos que se inserem no espírito deste projecto, alargando-o a outras regiões (Trás-os-Montes, Astúrias, Moçambique, Faro, Coimbra, etc.), procurando identificar, documentar e divulgar marcas do per-curso e das vivências de José Afonso em várias localizações. Neste processo, pretende-se também apelar ao apoio dos núcleos. Parcerias com entidades diversas, de cariz autárquico e outros.

Projecto “Aldeias do Zeca”
Tendo como mote a ligação entre “canções e lugares” na obra e percurso de José Afonso, visa a realização de eventos de âmbito cultural e de promoção de produtos locais, em zonas referenciadas, culminando numa grande iniciativa a realizar anualmente (durante 3 anos) em Setúbal. Parceria com o INATEL. Outros projectos e parcerias

Autarquias
- Câmara Municipal de Setúbal: funcionamento da sede da AJA e colaboração na programação das actividades da Casa da Cultura.
- Câmara Municipal de Grândola: realização do concerto anual “Como se fora seu filho”.
- Câmara Municipal de Idanha-a-Nova: instalação de um polo do CDJA numa casa inicialmente adquirida por José Afonso.
- Parcerias no âmbito da actividade dos núcleos: Tavira, Lisboa e Santarém.

 Representação na parceria que constitui o Observatório da Canção de Protesto que realiza, entre outras actividades, um Encontro anual.