Rua Detrás da Guarda, 28, Setúbal

associacaojoseafonso@gmail.com

Cesto

Nenhum produto no carrinho.

Bases programáticas da candidatura

A comemoração do cinquentenário do 25 de Abril vai estar no centro das actividades da AJA durante boa parte do período que corresponde ao mandato que se vai iniciar, assim como o centenário de José Afonso, que se assinala em 2029, implicando um trabalho preparatório que se deve iniciar
atempadamente. Ambos constituem os grandes pilares da actividade no período2024-2027 e encerram grandes potencialidades do ponto de vista da afirmação, desenvolvimento e consolidação da AJA, aproximando os núcleos e os sócios e dirigindo-se a um vasto público.
Estes dois pilares traduzem-se necessariamente no programa que agora se apresenta, ainda que mantendo os eixos fundamentais da actividade e os
projectos-âncora da AJA. A sua concretização nos próximos 3 anos decorre no quadro dos objectivos estatutários da AJA, nomeadamente no que concerne à divulgação da obra e exemplo cívico de José Afonso, evidenciando o seu carácter actual e único.
Sendo a AJA uma associação sem fins lucrativos, a implementação deste programa funda-se em três princípios básicos – activismo, trabalho colectivo e valorização dos núcleos no respeito pela sua autonomia.
Ao apresentarmo-nos com este programa, pretendemos que a AJA seja um pólo dinâmico de actividade cultural e cívica de base intergeracional, mas capaz de criar condições para o seu progressivo alargamento a camadas jovens.

I PARTE | Os grandes pilares 2024-2027

Assinalar o cinquentenário do 25 de Abril

Edição, em 2024, de uma compilação de entrevistas a José Afonso desde 1962.

Edição de um livro intitulado “Companheiros do Zeca”, com entrevistas sobre José Afonso (Francisco Fanhais, Zélia Afonso, Janita Salomé, entre outros).

Elaboração, em 2024, da exposição José Afonso e o 25 de Abril.

Elaboração, em 2026, da exposição: “José Afonso e a solidariedade internacional com a Revolução de Abril”.

Contacto e colaboração com bandas filarmónicas, escolas de música e outros colectivos de ensino e prática musical, no sentido de divulgar a obra de José Afonso e incentivar uma exploração da sua obra por parte de jovens músicos.

Desenvolver esforços para a realização, em 2024, do concerto “Gerações de Abril”.

Desenvolver esforços para a realização de um espectáculo de dança baseado na obra de José Afonso.

Realização do Congresso Internacional José Afonso, em Setúbal, articulado com iniciativas locais promovidas pelos núcleos com o apoio da Direcção.

Apresentação de um plano nacional de iniciativas que integre as actividades a realizar pela Direcção e pelos núcleos no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril.

Preparar o centenário de José Afonso

Incentivar a realização de uma biografia de José Afonso, actualizada e mais aprofundada, que contemple a análise da sua obra nos seus diversos domínios.

Lançar as bases programáticas para as comemorações do centenário do nascimento de José Afonso (2029), em articulação com outras instituições (incluindo o Ministério da Cultura).

II PARTE | Eixos de actuação e Projectos-âncora

Eixo A - Recolha, produção e valorização de conhecimento sobre a vida e obra de José Afonso

Estudar e documentar de modo contextualizado os vários âmbitos da vida e obra de José Afonso.

Prosseguir o trabalho de recolha, organização e sistematização de documentação relacionados com José Afonso.

Apoiar e divulgar as iniciativas, investigações e publicações dedicadas ao estudo e ao conhecimento da vida e obra de José Afonso.

Eixo B – Promoção e divulgação da obra musical de José Afonso junto de diversos públicos

Prosseguir a divulgação da obra de José Afonso através da organização de concertos e outras iniciativas que permitam a descoberta e fruição da sua música. Entre outras iniciativas, continuar a organizar o concerto anual promovido pela AJA, reforçando a intergeracionalidade dos públicos e artistas.

No âmbito dos eventos a organizar pela AJA (incluindo o concerto anual), prevê-se o reforço da componente pedagógica na abordagem de aspectos
temáticos, biográficos ou outros, intensificando o recurso aos meios audiovisuais e às tecnologias de informação e comunicação.

Reforçar a divulgação da obra de José Afonso junto de gerações mais novas, incluindo escolas, associações de estudantes e outros colectivos formais e informais. Consolidar esta intervenção não só através da resposta a solicitações, mas também através da intervenção junto de educadores e professores, designadamente em torno das questões dos direitos humanos e de cidadania.

Promover uma maior ligação aos estabelecimentos de ensino de música e outras entidades ligadas à prática musical, incluindo bandas filarmónicas.

Divulgar concertos e outras iniciativas com ou sobre a obra e o universo de actividades de José Afonso.

Eixo C – Reforço da capacidade institucional da AJA, ligação aos sócios e comunicação externa

Valorizar a actividade dos núcleos da AJA, considerando a sua autonomia de funcionamento, e reforçando a articulação das suas actividades com as actividades da Direcção.

Apoiar a expansão e consolidação da rede de núcleos.

Melhorar a comunicação interna e externa, garantindo informação regular aos sócios sobre as actividades da AJA, mobilizando novos sócios e sensibilizando os sócios individuais e colectivos para a importância da regularização das quotas como garante da sustentabilidade financeira da Associação.

Reforçar a capacidade interna para responder às solicitações dos sócios e para concretizar projectos em diversas áreas, recorrendo às várias competências e responsabilização dos membros dos órgãos sociais e de outros associados.

Continuar a assegurar a gestão corrente da AJA, nomeadamente através da do trabalho do Secretariado em estreita articulação com os funcionários.

Organizar iniciativas públicas que envolvam globalmente as estruturas da AJA, designadamente encontros de núcleos.

Revitalizar o Conselho Consultivo, conferindo-lhe um funcionamento regular.

Garantir a imprescindível sustentabilidade financeira da Associação, nomeadamente através da angariação de financiamento para a execução de projectos e realização de eventos, contribuição voluntária dos núcleos, aluguer de exposições, contribuição via consignação de IRS, venda de materiais, entre outros.

Reforçar a sustentabilidade financeira da AJA apelando à consignação de IRS por um número crescente de sócios e apoiantes da AJA, através de uma ampla campanha de comunicação e sensibilização.

Renovar o merchandising da AJA, utilizando a sua promoção e venda para reforçar a visibilidade e sustentabilidade financeira da AJA.

Projectos-âncora e outras actividades

Centro de Documentação José Afonso - CDJA (Arquivo documental de acesso universal sobre a vida e obra de José Afonso)

Desenvolvimento do CDJA através de uma maior sistematização dos processos de organização física e inventariação digital da documentação, esta com recurso à plataforma online existente.

Elaboração de um manual de procedimentos do CDJA para utilizadores.

Alargamento dos fundos do CDJA através do apelo a sócios e não-sócios para o envio e/ou digitalização de documentação em diferentes suportes.

Reforço das parcerias protocolizadas que assegurem, do ponto de vista técnico, a conservação e tratamento da documentação recolhida, designadamente com o Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa.

Criar um Centro de Recursos Educativos como parte integrante do CDJA, que integrará documentos produzidos no âmbito de projectos da AJA, em parceria com escolas ou outras instituições ou susceptíveis de constituir recursos para o efeito.

Publicações (Edições próprias e em parceria)

Edição fac-similada dos Boletins da AJA.

Edição de livro com trabalhos académicos inéditos sobre José Afonso e a sua obra.

Edição das obras associadas aos pilares: 50 anos do 25 de Abril; 100 anos de José Afonso.

Exposições

Promover a circulação das exposições produzidas pela AJA, designadamente: “José Afonso: andarilho, poeta e cantor , “Desta Canção que Apeteço”, “José Afonso - Geografias de uma vida”,"José Afonso e Rui Pato - uma colaboração marcante", “Carlos Paredes: O homem e a obra”, “Alípio de Freitas - muitas vidas numa só”, assim como as exposições de fotografia e artesanato realizadas durante o Festival “Cantigas do Maio”.

Preparar a elaboração de uma grande exposição destinada prioritariamente a circular nas Câmaras Municipais.

Actividades com crianças e jovens

Promover a divulgação e circulação de materiais educativos de apoio a iniciativas com jovens, como a Sacola Pedagógica, o Manual de Actividades e outros materiais produzidos no âmbito do Projecto Canto Moço, nomeadamente no site da AJA e através da venda de conjuntos coerentes de materiais educativos a autarquias para disseminação pelas escolas.

Alargar o conjunto de materiais susceptíveis de utilização em meio de educação formal e não formal para apoio a actividades nesses contextos.

Dar resposta a solicitações das escolas e de outras entidades que integram crianças e jovens.

Prosseguir com a realização de Oficinas de formação de professores e animadores com vista à constituição de equipas educativas que desenvolvam projectos e actividades com jovens.

Insistir no diálogo e parceria com o Plano Nacional das Artes, com vista à disponibilização de materiais referentes à vida e obra de José Afonso no website do PNA e eventualmente realização de outras iniciativas.

Preparar uma exposição destinada especificamente às escolas, baseada na experiência e nos materiais produzidos no projecto Canto Moço.

Concertos e outros eventos

Realizar um concerto anual por ocasião do aniversário da AJA.

Envidar esforços para a realização dos concertos associadas aos pilares: 50 anos do 25 de Abril; 100 anos de José Afonso.

Website, redes sociais e materiais de comunicação

Manter activo o website da AJA como meio privilegiado de comunicação das suas actividades e repositório de recursos sobre a vida e obra de José Afonso.

Prosseguir na dinamização das Redes Sociais enquanto meio complementar de divulgação das actividades da AJA.

Projectos transversais e parcerias

Concretização do projecto “Geografias de uma vida” (que integra a exposição “José Afonso - Geografias de uma vida”) que visa identificar os percursos e locais por onde José Afonso passou, contemplando a edição de publicações, a elaboração de exposições e outras iniciativas em colaboração com os núcleos, autarquias e outras entidades.

Concretização do Projecto “Aldeias do Zeca”, em parceria com o INATEL ou outra entidade, estabelecendo a ligação entre “canções e lugares” na obra e percurso de José Afonso, sob a forma de eventos de âmbito cultural e da promoção de produtos e recursos locais em zonas referenciadas.

Colaboração na dinamização da Casa da Cultura de Setúbal em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Realização do concerto anual “Como se fora seu filho” em parceria com a Câmara Municipal de Grândola.

Instalação de um polo do CDJA numa casa inicialmente adquirida por José Afonso em Idanha-a Nova em parceria com a Câmara Municipal local.

Parcerias no âmbito da actividade dos núcleos.

Participação no Observatório da Canção de Protesto, designadamente na organização anual do Encontro da Canção de Protesto, em parceria com a CMG, INET-MD, IHC, CESEM e SMFOG.

Prosseguir com o estabelecimento de protocolos com instituições académicas, à semelhança dos protocolos realizados com a FCSH da Universidade Nova de Lisboa e com a ESE de Setúbal.

Continuar a animar e alargar parcerias ocasionais  ou permanentes com sindicatos e colectivos de âmbito cultural e cívico, nomeadamente com instituições como SOS Racismo, Associação 25 de Abril, Comissão de Trabalhadores do Arsenal do Alfeite, CGTP, Sindicatos de Professores. Neste âmbito, prestar ainda especial atenção ao fortalecimento dos laços com os trabalhadores da área da música, do audiovisual e das artes do espectáculo e respectivas associações.