Comunicado de imprensa
Um homem na idade madura, de aspecto entre o intelectual e o desportivo, licenciado em Histórico-Filosóficas, ele é o “boom” sem precedentes no mundo português do disco. As suas canções inspiram-se nas canções do povo tendo em atenção a ampla realidade do país. Pela voz de José Afonso temos notícias.
A paisagem geográfica e, sobre essa, a paisagem humana de Portugal, povoam os versos de José Afonso. O sentimento, a esperança e o desespero, a rebeldia e o pão, o mar e as árvores e os ventos dos ilimites latejam nas suas canções. As suas palavras contam-nos histórias de homens e de mulheres, de crianças e de pássaros, de conflitos, histórias de vida e de morte – bem junto de nós.
TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM é o novo álbum de José Afonso. Inclui as seguintes canções com texto e música do cantor de «Menina dos olhos tristes»: TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM, CANTO MOÇO, OS EUNUCOS, AVENIDA DE ANGOLA, CANÇÃO DO DESTERRO (EMIGRANTES), CARTA A MIGUEL DJÉDJE E CANTIGA DO MONTE: com música de J.A. e texto de Jorge de Sena: com música de J.A. e texto de Camões: VERDES SÃO OS CAMPOS: e duas canções do folclore da Beira-Baixa (Malpica): MARIA FAIA E MODA DO ENTRUDO. O texto de Jorge de Sena é o poema EPÍGRAFE PARA A ARTE DE FURTAR!
Este álbum, que conta com a colaboração musica de Carlos Correia (Bóris) e de Filipe Colaço, foi gravado e fabricado nos estúdios da Pye.