Obra poética integral de José Afonso analisada pela primeira vez em tese de doutoramento
Recorte (Jornal de Leiria | 18.8.2011) retirado daqui.
Notícia LUSA
José Afonso “é uma das principais vozes poéticas do século XX” em Portugal, conclui uma investigação inédita sobre o poeta, músico e compositor que, pela primeira vez, analisou a sua obra integral, numa perspetiva literária.
Da autoria do investigador lusodescendente Alexandre Pereira Martins, a tese de doutoramento em Filologia Portuguesa foi defendida em julho na Universidade de Colónia, na Alemanha, abordando a totalidade da obra poética, musicada e a não musicada, do autor.
“O meu doutoramento procura abordar, por completo, a totalidade da poesia de José Afonso, incluindo os poemas que foram musicados, numa perspetiva filológica”, disse hoje o investigador à Agência Lusa.
Partindo da “convicção de que uma obra lírico-musical de três décadas e mais de 250 textos líricos (mais de metade não musicados), merece um enquadramento mais complexo, além dos rótulos óbvios “oposição ao Estado Novo”, “canção de intervenção”, “Revolução dos Cravos”, a investigação teve como objetivo demonstrar a estética poética que está por detrás da obra de José Afonso, assim como o percurso que o caracteriza como escritor lírico”, refere Alexandre Martins.
Segundo o docente e investigador do Instituto Luso-Brasileiro da Universidade de Colónia, caracterizar o autor de “Grândola Vila Morena” como “cantor de intervenção” “não é um rótulo errado, mas é redutor”.
Ao considerar Zeca Afonso como “uma das principais vozes poéticas” da poesia portuguesa do século passado, Alexandre Martins diz que a sua obra, “a par dos momentos mais interventivos de poesia comprometida, assim como de uma matriz popular”, apresenta “exemplos de poesia hermética, num contacto com correntes surrealizantes”.
A poética de José Afonso evidencia ainda “preocupações filosóficas e metafísicas”, conclui Alexandre Martins, que nasceu em 1974 em Colónia, onde reside.
Segundo o investigador, que tem analisado também a música popular moderna portuguesa, o seu estudo “Reconstrução da poética do cantor-autor e poeta português José Afonso (1929-1987)” é o primeiro a nível académico que analisa a obra integral de José Afonso – a discografia e a lírica não musicada – numa perspetiva filológica.
A tese vai ser publicada no início de 2012, na Alemanha, pela editora de divulgação científica Dr. Kovac, de Hamburgo, que compreende uma série dedicada aos estudos lusófonos. Está prevista também a sua tradução para edição em Portugal.
A primeira tese de doutoramento sobre as canções de José Afonso foi publicada em 1985, em Viena, pela austríaca Elfriede Engelmayer, que estudou a obra musicada entre 1968 e 1979 – recorda Alexandre Martins.
“Quando, a partir de 2005, defini o tema para o meu doutoramento, a minha convicção residia em investigar a obra lírica do José Afonso como chave para futuras investigações, visto que nela se encontram de forma produtiva e criativa as mais diversas correntes, sejam elas lírico-literárias ou de estilos musicais. Ou seja: continuando a investigação numa área, que ainda considero desprezada pelo meio académico, essa teria necessariamente de passar pela abordagem da criação poético-musical de José Afonso”, acrescenta.