(Lisboa) “Utopia – Poemas e Canções de José Afonso” no Centro Cultural Malaposta, 23 de fevereiro, às 21h45.
UTOPIA – poemas e canções de José Afonso
Ana Sofia Paiva & Marco Oliveira
Em tempos de inquietação, voltar ao mestre. Ouvir a obra, de cabo a rabo, estudar-lhe os textos e a poesia. Alimentar a utopia. Abençoado inconformismo, que nos devolve sempre ao teu chamado: Insisto não ser tristeza.
O cantautor Marco Oliveira e a actriz Ana Sofia Paiva apresentam um recital de evocação a José Afonso, construído a partir dos seus poemas, melodias e anotações. O repertório escolhido é fruto da imersão na densidade poética de José Afonso a que ambos se propuseram, em busca daquele fio de esperança essencial que sustenta a utopia.
ANA SOFIA PAIVA (voz)
Actriz, aprendiz e outras coisas. Formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, graduou-se em Teatro e mais tarde especializou-se em Promoção e Mediação da Leitura na UAlg. É membro do Instituto de Estudos de Literatura e Tradições da Universidade Nova de Lisboa e da cooperativa Memória Imaterial. Dedica-se à poesia, à narração de contos populares e à investigação de literatura e património imaterial.
MARCO OLIVEIRA (voz e guitarra clássica)
Cantor e compositor que se move entre o fado e outros universos da música popular e urbana. Enraizado na cultura e na vivência da música tradicional da sua cidade, estudou guitarra clássica no Conservatório Nacional e frequentou Estudos Clássicos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É deste cadinho de ensinamentos que desponta a sua pluralidade artística enquanto autor, cantor e músico. Tem dois álbuns editados em nome próprio: “Retrato” (2008) e “Amor é água que corre” (2016).