La familia gitana
La Familia Gitana são os convidados do próximo “Venham mais 6” – ciclo de espetáculos seis em solidariedade com a Associação José Afonso.
Quinta-feira, 4 de Abril | 19:00h
Auditório Camões – Rua Almirante Barrosos 26ª Lisboa
Bilhete: 8,00€ (oito euros)
Reserva de bilhetes e informações: ajaconcertos@gmail.com | 963 460 757
Os La Familia Gitana são um grupo de jovens músicos do Bairro do Fim do Mundo, em Cascais. Para além dos laços de sangue que os unem como família, foi também o orgulho e o prazer pela música cigana que os juntou na vontade de criar um projeto e levar a cultura e a tradição mais longe.
O Ari foi impulsionador deste sonho e atrás da sua guitarra chegou a guitarra do Rui, os cajons do Hugo e do BA, a voz do Ângelo e, mais recentemente, o teclado do Moisés. Inspirados pela herança dos seus pais e tios, com quem tantas vezes sobem ao palco, decidiram transformar momentos de convívio, as pandegas, em momentos de partilha com outros públicos.
Cresceram, acreditaram e depois dos primeiros passos em palco em Dezembro de 2016, através de um projeto comunitário – o Take.it – onde também ensaiavam e criavam, seguiu-se a participação num projeto formativo – Oficina Portátil de Artes – e a partir daí palcos cada vez mais importantes, diversos públicos e a possibilidade de levar a música cigana a mais pessoas. Festival Iminente, Festival Política, Meo Sudoeste, Lisboa Mistura, SMUP, CC Olga Cadaval ou a participação no projeto Música Cigana a Gostar Dela Própria, foram alguns dos locais por onde passaram e que os fizeram acreditar no poder da música para desconstruir preconceitos e ligar as pessoas.
Mais recentemente, abraçaram o desafio do poeta António Poppe para um concerto perfomance na BoCA Bienal com uma criação que resultou em combinações e sonoridades originais entre a poesia de Camões e a música cigana. Esta performance foi apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian, mas continua a fazer caminho…e o caminho dos La Familia Gitana é este, de música, de cultura, de partilha, envolto nas tradições, mas também na mistura entre diferentes expressões culturais, artísticas e sociais.
“A gente ajuda, havemos de ser mais.
Eu bem sei.”
– José Afonso
Parceria: Escola Secundária de Camões
Apoio à divulgação: ImageMove