Homenagem a Lurdes Ventura
O Núcleo Região de Aveiro da Associação José Afonso, em parceria com a Civitas Aveiro, cuja missão consagra “a defesa, aprofundamento e expansão dos Direitos Humanos”, conforme explicou a própria Lurdes Ventura, em 10/12/2012, quando das suas palavras comemorativas da Declaração Universal dos Direitos Humanos, convida toda a comunidade aveirense a tomar parte na homenagem que se realizará no dia 10 de Dezembro, terça- feira, pelas 18 horas, no Auditório Mestre Hélder Castanheira – Livraria da Universidade de Aveiro.
Lurdes Ventura (Maria de Lurdes Ventura Cardoso dos Santos), faleceu em Aveiro, em Abril de 2019, foi militante activa de superlativas causas sociais e cívicas, integrou o Núcleo Região de Aveiro da Associação José Afonso e a Civitas Aveiro, associação que ajudou a fundar e à qual presidiu.
Tendo sido discreta, por temperamento e vontade, na sua meritória actividade, não foi uma conhecida “figura pública”, todavia, nem só de “deuses” vive o mundo. Também as “formigas do carreiro” merecem ser enaltecidas publicamente. São elas, com o seu contributo, a sua dinâmica e o seu exemplo, que acordam as consciências, a imaginação e a criatividade que transformam e procuram melhorar o mundo.
“Defender a dignidade humana em tempos de perigo faz parte dos nossos deveres” – disse, ao comemorar a Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Não podemos ficar indiferentes! Levantaremos a bandeira dos direitos humanos, hoje, e sempre que estes forem violados.”
Foi como tal o seu inesquecível contributo. Por isso vamos trazer alguma poesia e música da sua predilecção ao auditório Hélder Castanheira, com a participação do Grupo Poético de Aveiro e do Adelino Sobral, com quem tantas vezes conviveu nas iniciativas da Associação José Afonso
Dia 10 de Dezembro, terça-feira, 18 horas, Auditório Livraria da Universidade